Acompanhamentos

Batatas Rústicas

Esse é um prato para quem quer praticidade na cozinha. As batatas rústicas são perfeitas para acompanhar carnes vermelhas e peixes assados. Podem ser temperadas com o que você preferir: pimenta calabreza, manjericão, alecrim, pimenta rosa, orégano etc.

O que leva?

– Batatas (quantidade necessária)

– Azeite de oliva extra virgem

– Sal a gosto

– Tempero de sua preferência.(Nessa receita usei pimenta calabresa, mas também já fiz com alecrim e ficou ótimo.)

– Forma para assar (de preferência que seja anti aderente)

Como faz?

– Corte as batas ao meio no sentido longitudinal (de comprido). Depois corte cada metade em três pedaços (elas vão ficar parecendo uma meia lua). Não retirar a casca.

– Lave as batatas cortadas e escorra bem

– Regue o fundo da forma com um fio de azeite. Jogue as batatas, tempere com o sal e o condimento de sua preferência (pimentas moídas, alecrim, orégano). Regue as batatas com um fio de azeite.

– Leve ao forno por 40 minutos em temperatura alta (no meu forninho uso 220 graus). De vez em quando, mexa as batatas para que elas assem de todos os lados.

– Depois de assar, basta escorrer as batatas em papel toalha antes de servir. Elas vão ficar bem coradas, cozidas por dentro e crocantes por fora.

Obs: as batatas vão ao forno cruas mesmo. Não é necessário cozinhar antes.

Anúncios

2 thoughts on “Batatas Rústicas”

  1. Lindona, quando vc diz “regar” as batatas com o azeite é pra deixar todas bem “molhadas” com o azeite ou é pra passar só um pouco, e aí parte delas vai ter azeite e parte sem, entende? Quero fazer essas batatas no fds!!

    Curtir

    1. Amiga, regue as batatas com um “bom” fio de azeite, coloque o tempero e misture antes de ir ao forno. Se você misturar, elas vão ficar “lambrecadas” de azeite e tempero. Não precisa colocar muito azeite. Coloque um fio de azeite, misture e se elas tiverem muito secas, coloque mais um pouco. Elas precisam ficar, no mínimo, uns 40 minutos no forno. Vá monitorando e mexendo de vez em quando (sei lá, tipo a cada 15 minutos). Quanto mais elas assarem, mais crocantes vão ficar. Só cuidado para não queimar…
      Se você quiser colocar o açafrão ou páprica, coloque uma pitada no tabuleiro e misture com um pouquinho de azeite e só depois lambuze as batatas.
      Beijokassss e obrigada pela visita!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s