Lanches, light!

Salgado “maromba” (protéico)

Minha amiga Sheyla está arrasando nas receitas lights e enviou uma dica super bacana pro Receita[s] Express. Só posso agradecer pela participação ativa nos blogs e torço para que essa seja a primeira de muitas receitas. Valeu amiga!

Texto e fotos: Sheyla Assunção

A massa é feita com frango desfiado + um legume ou verdura. Eu faço com couve-flor, mas já vi fazerem com brócolis, batata doce e mandioquinha. Com couve-flor e brócolis, a massa fica mais “protéica”, pois eles têm pouquíssimo carboidrato.

O recheio tb pode ser o que quiser. Eu usei queijo minas frescal apenas, mas pode usar um tomate com queijo, presunto e requeijão…Enfim, dá pra rechear com o que quiser!

Eu usei aquelas forminhas brancas (ramequim) untadas com uma gotinha de azeite bem espalhada e aí o salgado saiu facilmente. Já vi usarem também as forminhas de silicone. E mesmo sem forminha, basta fazer uma “bola” com a massa e colocar na assadeira tb.

O que leva?

– 100 g de frango desfiado e temperado a seu gosto (tente usar pouco sal e mais temperos de ervas). É esse tempero que vai dar o gosto final do salgado.

– mais ou menos 50g de couve flor cozida (equivale a um “raminho” gordinho). Eu cozinhei na água sem sal mesmo.

– 1 gema de ovo.

Como faz?

– Coloque os dois ingredientes no processador e vá “pulsando” até a mistura virar uma “massinha”. Fica meio mole mesmo, úmida.

– Daí, coloque uma parte pra forrar o fundo da forminha, bote o recheio e mais uma parte pra cobrir o recheio. Pincele um pouco de ovo (gema) pro salgado ficar “dourado” em vez de branquelo do frango…hehehe.

– Leve ao forno por cerca de 20 minutos. Essa quantidade rendeu 2 salgados pequenos.

Obs: Ainda não fiz, mas já vi o pessoal usando farelo de aveia para “empanar” o salgado antes de assar.

Dá pra fazer mais salgados de uma vez só, basta respeitar a proporção de “X” g de frango e “X/2” do legume. Já fiz uns 8 de uma vez e congelei já assados. Tirei de manhã pra ir descongelando e levei de lanche pro trabalho. Basta aquecer uns 45 segundos no microondas e fica ótimo!

20131025-092556.jpg

20131025-092620.jpg

20131025-092633.jpg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s