Acompanhamentos, Petiscos

Churrasco gourmet + saudável

A saga por uma alimentação melhor continua. Só que a gente ama um bom churrasco… como fazer? Bom, deixar de comer carne ainda não está nos planos. Então, a saída é tentar amenizar nos acompanhamentos para não meter o pé na jaca de vez. 

Eu amo legumes assados de forma rústica. Na receita abaixo, ensino a fazer uma dessas boas misturas e também um teste que deu super certo: cogumelo assado na brasa! A quantidade abaixo serve duas pessoas.


O que leva?

1 abobrinha média (pode ser da italiana ou tipo menina)

– 1 batata doce média (usei a da casca roxa)

– 1 berinjela média 

– 4 dentes de alho com casca

– cúrcuma (açafrão) 

– ervas finas 

– azeite 

– sal (usei o rosa do Himalaia) e pimenta do reino

Como faz?

– lave os legumes e descarte as pontas. Pique-os com a casca mesmo. Eu gosto de  definir o tamanho e espessura de acordo com o tempo de cozimento. Então, faço assim: deixo as abobrinhas maiores, as berinjelas um pouco menores e corto as batatas mais finas. Isso vai fazer com que no fim as abobrinhas não estejam desmanchando. Você tb não vai precisar assar tudo separado. É só compensar no tamanho. Pensa assim… a que leva mais tempo é a batata doce. Então, deixe ela com a metade do tamanho. Eu gosto dela com formato palitinho porque fica crocante no fim. 

– pegue a travessa, coloque um fio de azeite e acrescente uma colher (café) de cúrcuma. Jogue os legumes picados, os dentes de alho com casca, um pouco de ervas finas (pode ser aquelas misturas secasprontas ou ervas frescas como alecrim, tomilho, orégano), o sal e pimenta a gosto. Misture tudo e coloque mais um fio de azeite por cima. Se quiser, pode colocar um pouquinho de pimenta calabresa também, mas só um pouco pq senão fica muito apimentado. 

– leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 40 minutos. Mexa os legumes durante esse tempo umas três vezes. Não é necessário colocar papel alumínio e nem cozinhar antes. Ao final, você pode colocar mais uns 10, 15 minutos em potência alta para ficar mais crocante.

– sirva como acompanhamento da carne do churrasco. Fica uma delícia! Ah, o alho ajuda a temperar a mistura, mas fica uma delícia também. É só tirar a casca e você vai provar uma pastinha de alho super leve e adocicada. 

[cogumelos na brasa]

É muito fácil! Pegue cogumelos frescos tipo paris (é tipo o champignon). Tire o miolo. Espete alguns num espetinho de churrasco, coloque um fio de azeite e asse sobre uma grelha. Deixe ele ficarem com aparência de murcho. Acho que gastou uns 10 minutos (no máximo). Tempere com sal a gosto e delicie-se! Eles ficam com um gostinho incrível por conta da brasa.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s