Acompanhamentos, Cardápio completo, Entradas, Risotos

Desafio do dia: jantar sofisticado para 6 pessoas por 90 reais!

Jantar com os amigos é sempre muito bom, mas confesso que sair para comer em Brasília está cada vez mais caro. O desafio era fazer um jantarzinho sofisticado para três casais a um preço bem acessível. Consegui fechar um cardápio legal por R$ 90,00, sendo R$ 30,00 para cada dupla. Cada um trouxe a bebida preferida e foi uma noite super agradável, como sempre!

20130902-220949.jpg

Para beliscar

– Queijo gouda (vai muito bem com vinho e geléia de pimenta)
– Canapés de damasco recheados com cream cheese e gorgonzola
– Cogumelos “afrodisíacos” da Mari

Prato principal

Risoto de filé com shitake

As receitas:

[Canapés de damasco]

O que leva?

– 25 unidades de damasco
– 100g de cream cheese
– 50g de gorgonzola
– coco ralado fresco ou desidratado

Como faz?

– Amasse o queijo gorgonzola com um garfo e misture o cream cheese até obter uma mistura homogênea.

– Corte os damascos ao meio no sentido longitudinal como se fossem mini sanduíches.

– Pegue uma colher de café e recheie damasco por damasco. Coloque na travessa para servir.

– Agora, é só salpicar um pouco de coco ralado por cima. [dica express: se não achar o coco fresco, é só hidratar o coco de pacotinho. Para isso, pegue o coco desidratado e coloque um pouquinho de água filtrada. Misture bem.]

20130902-222456.jpg

[Cogumelos afrodisíacos]

Fui apresentada a essa delícia pela minha amiga Mari Abreu. São cogumelos recheados com uma mistura de bacon, cebola, alho, cream cheese e parmesão. A receita está no blog dela. Veja aqui!

Seguem as fotinhas para ilustrar a receita…

20130902-222431.jpg

[Risoto de filé com shitake]

Risoto é maravilhoso… seja qual for o sabor. Esse é de filé mignon com shitake. Para mim, o shitake fica tão gostoso que a carne acaba tornando-se secundária. O cogumelo pode ser natural ou desidratado. Eu preferi usar o desidratado para aproveitar a água que ele precisar ficar de molho para hidratar. Isso deu um sabor especial ao prato. Espero que goste. Vamos lá!

O que leva?

– 300g de filé
– 100g de shitake desidratado
– 2 xícaras (chá) arroz arbóreo
– 1 xícara (chá) de vinho branco seco de boa qualidade
– 1 cebola média em cubinhos
– 1 xícara (chá) de parmesão ralado
– 1 colher (sopa) de manteiga
– 1/2 colher (sopa) de shoyo
– 2 tabletes de caldo de legumes
– azeite
– sal e pimenta do reino a gosto

Obs: ao final, você pode acrescentar meio tablete de manteiga sem sal ao risoto. Eu prefiro pular esse passo para o prato ficar mais saudável…

Como faz?

– Coloque o shitake em um recipiente e cubra com água fervente. Deixe descansar por 20 minutos e depois corte os cogumelos em tirinhas de 2cm. Aproveite a água para colocar no risoto.

– Coloque 1,5 litro de água numa panela, dissolva dois tabletes de caldo de legumes e deixe ferver. A panela deve ficar ao lado da panela onde o risoto será feito. Durante o processo, vá colocando o caldo de legumes com o auxílio de uma concha.

– Corte o filé em tirinhas. Aqueça a panela com um fio de azeite e refogue a carne ainda sem tempero. Frite o filé até ele ficar dourado. Acrescente a cebola e refogue até que ela fique transparente. Coloque o arroz, mexa os ingredientes e acrescente o vinho. Misture até o vinho evaporar.

– Após o vinho evaporar, vá acrescentando o caldo de legumes. Coloque uma concha de caldo por vez e mexa até evaporar. Repita o processo por cerca de 17 minutos. Em alguns momentos, coloque uma concha do caldo do shitake em vez do de legumes. O risoto leva uns 18 minutos para ficar al dente após a evaporação do vinho.

– Quando estiver faltando uns 5 minutos para terminar, aqueça outra panela. Coloque a margarina e um fio de azeite. Refogue o shitake por uns 4 minutos. Coloque meia colher de sopa de shoyo e corrija o sal. Acrescente o shitake ao risoto.

– Para finalizar, misture o parmesão até derreter e corrija o sal e a pimenta. Se estiver um pouco seco, acrescente mais um pouco de caldo de legumes e mexa para o risoto ficar cremoso. Sirva em seguida!

Obs: Verifique o ponto do cozimento do arroz antes de finalizar a receita.

20130902-230133.jpg

20130902-230200.jpg

4 comentários em “Desafio do dia: jantar sofisticado para 6 pessoas por 90 reais!”

  1. Como assim você não coloca a manteiga final no risoto?????????? Rs! Ela é a parte mais importante da receita, na minha opinião! Cabeça de gordinha é dureza, né? Adorei o desafio, Sá! E adorei o seu capricho com as comidinhas! Temos mais em comum do que imaginávamos, hein? Continue assim! Depois vou fazer o risotinho! Tenho um caldo de carne dando sopa em casa! Beijos e parabéns pelo blog!

    Curtir

    1. Oi querida, que linda sua mensagem! Meu blog é simples, sem muitas sofisticações e sem mtas dicas “super gourmet”… rs. Mas, escrevo tudo com carinho.
      Fico feliz por estar descobrindo nossas afinidades! Sou Mto grata pela sua amizade.
      Parabéns pelo seu blog também. Vamos marcar de fazer um risoto sim!
      Beijosssss

      Curtir

Deixe um comentário